Dados do Trabalho
Título
Aplicação do procedimento de desenho-estória em crianças submetidas ao tratamento de tumores no sistema nervoso central - Avaliação de aspectos emocionais e cognitivos
Introdução
O impacto do diagnóstico e tratamento do câncer infantil pode proporcionar mudanças abruptas na rotina e no desenvolvimento das crianças. Os tumores do sistema nervoso central são os tumores sólidos mais frequentes diagnosticados em idade pediátrica. Associam-se a eles efeitos secundários, dos quais se destaca a disfunção neurocognitiva, evidenciando impacto na qualidade de vida. Do ponto de vista psicossocial, destacam-se transtornos como depressão e ansiedade, assim como problemas de isolamento social, queixas somáticas, instabilidade emocional, cansaço e inibição social.
Objetivo
Aferir a relevância da utilização de instrumentos projetivos, como o desenho da figura humana e o desenho-estória, na avaliação de aspectos emocionais e cognitivos de crianças submetidas ao tratamento de tumores no sistema nervoso central.
Método
A coleta de dados ocorreu na rotina ambulatorial do serviço de psicologia, voltada a crianças de cinco a doze anos, em tratamento oncológico de tumores no sistema nervoso central. Foram utilizadas as técnicas de desenho da figura humana e desenho-estória durante o atendimento, avaliando os aspectos emocionais e cognitivos trazidos.
Resultados
As representações indicam que nem todas as crianças desenvolveram desenhos e narrativas envolvendo a hospitalização e o tratamento. Algumas envolvem situações cotidianas, momentos de alegria. Entretanto em outras predominaram a tristeza e o desconforto devido aos procedimentos técnicos dolorosos e à ruptura da vida cotidiana com a família. Quanto aos aspectos cognitivos, em algumas crianças pode-se observar as disfunções refletidas nas projeções, sejam pelos traços e conteúdo dos desenhos ou pelo empobrecimento das narrativas. Enfatiza-se a necessidade de esclarecer às crianças e seus familiares a relevância dos procedimentos realizados no hospital.
Conclusão
O desenho enquanto manifestação gráfica de pensamentos e sentimentos atua como instrumento de medida de fenômenos psicológicos. Aspectos relacionados à doença e hospitalização também podem ser mensurados através da técnica. Com a aplicação do desenho-estória, percebe-se a importância da expressão da subjetividade por meio do lúdico. Além da técnica por si só ser terapêutica, trazendo impacto emocional positivo para as crianças. Durante as aplicações é possível observar a disfunção cognitiva em alguns pacientes, de forma direta ou indiretamente. A pesquisa traz resultados promissores quanto avaliação de aspectos psicológicos e resgate de qualidade de vida.
Área
Psicologia
Categoria
Categoria Multiprofissional
Autores
Gabriela Azevedo Corradi, Heloisa Benevides de Carvalho Chiattone, Andréa Cappellano, Nasjla Saba da Silva