Dados do Trabalho
Título
: Análise de prescrição e manipulação na Farmácia Quimioterapia no Hospital de Amor de Barretos
Introdução
Tratamento com antineoplásicos, requer a interação do farmacêutico com o prescritor, afim de garantir a segurança, acesso, e qualidade destes medicamentos aos pacientes em terapia. Além disso, executar a manipulação dos quimioterápicos, de forma a garantir a qualidade e diminuir os riscos associados ao manejo desses medicamentos.
Objetivo
Demonstrar dados de análise das prescrições, juntamente com as intervenções realizadas, e a quantidade de bolsas antineoplásicas manipuladas no Hospital de Amor.
Método
Estudo descritivo e retrospectivo de análise de prescrições e intervenções farmacêuticas, e quantificação de bolsas antineoplásicas manipuladas no período de Janeiro de 2022 à Dezembro de 2023, retirados da plataforma Weknow.
Resultados
A equipe de farmacêuticos, efetuou 16.385 análises de prescrições no período de 01/01/2022 à 31/12/2023 realizando intervenção em 8% das prescrições analisadas. Dentre as intervenções 25% foram relacionadas a ajustes de dose de medicações antineoplásicas, 15% a ajuste de diluente das medicações antineoplásicas e 6% a ausência de medicações previstas no protocolo. Ainda, foi executado o total de 58.603 manipulações, sendo 31.262 manipulações de antineoplásicos e 27.341 de pré medicações.
Conclusão
A busca da equipe é continua para criar barreiras efetivas e melhorar cada vez mais os processos e interações. A interação entre a equipe da farmácia e equipe médica, é de extrema importância para evitar riscos aos pacientes e garantir a qualidade do tratamento oncológico.
Área
Genética/Terapia de precisão
Categoria
Categoria Multiprofissional
Autores
Felipe Campos Ferreira, Larissa Mara da Cruz, Melissa Gomes Carminatti