WhatsApp
2° Congresso Internacional do GRAACC

Dados do Trabalho


Título

Caracterização psicossocial de pacientes pediátricos de uma unidade de Transplante de Medula Óssea

Introdução

O Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas (TCTH) é uma modalidade terapêutica indicada no tratamento de neoplasias benignas e malignas. No processo do TCTH, a infusão da nova medula é capaz de restituir a função hematológica do paciente. Como tal procedimento pode causar demandas emocionais significativas, faz-se necessário conhecer o perfil do paciente antes do tratamento.

Objetivo

Caracterizar o perfil sociodemográfico e a qualidade de vida de pacientes pediátricos, em fase cognitiva Operatório Concreto (7 a 10 anos), que serão submetidos ao TCTH em um hospital de referência em pediatria oncológica no interior do estado de São Paulo.

Método

Estudo transversal com abordagem quantitativa, que avaliou uma amostra de pacientes, no período anterior ao condicionamento do TCTH. Foram utilizados a escala PedsQL Stem Cell Transplant Module e uma ficha de coleta de dados sociodemográficos e de aspectos do tratamento. A pesquisa foi iniciada após aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos.

Resultados

A amostra disponível no período da coleta (novembro de 2023 a abril de 2024) foi composta por 10 participantes, dentre eles cinco (50%) do sexo feminino e cinco do sexo masculino, que eram provenientes das regiões sudeste, centro-oeste, nordeste e norte do Brasil. Em relação a doença de base, observou-se uma predominância (90%) de pacientes oncológicos, sendo a maior parte (60%) diagnosticados com Leucemia Linfoide Aguda (LLA). Dos 10 participantes, todos receberam suporte psicológico; e seis tiveram sua doença recidivada. Com a aplicação da escala PedsQL foi possível observar uma média de 78,26 (escala de 0-100) na qualidade de vida dos pacientes no período que antecede o condicionamento.

Conclusão

Conclui-se que os dados coletados são condizentes com as indicações mais prevalentes para a realização de TCTH em crianças nesta faixa etária. Nota-se que a maioria dos pacientes já havia realizado um tratamento oncológico anterior à sua chegada na unidade de TCTH e tiveram acompanhamento psicológico neste período, o que pode ter auxiliado na melhora e/ou manutenção da qualidade de vida dos pacientes. Considerando que o TCTH pode causar demandas emocionais advindas do processo de isolamento e internações prolongadas, percebe-se a importância da continuidade dos atendimentos psicológicos durante o TCTH a fim de promover suporte às possíveis demandas emocionais e auxiliar no enfrentamento da hospitalização e da qualidade de vida.

Área

Psicologia

Categoria

Categoria Multiprofissional

Autores

Giulia Orlando, Mariana Ducatti