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2° Congresso Internacional do GRAACC

Dados do Trabalho


Título

Pensar câncer infantojuvenil na consulta de puericultura: desenvolvimento de cartilha educativa para profissionais da saúde

Introdução

O diagnóstico precoce e o manejo do câncer infantojuvenil ainda é um desafio devido a sintomatologia inespecífica, pois a manifestação clínica é símile a de outras doenças prevalentes da faixa etária. Além disso, há pouco preparo dos profissionais da saúde para direcionar o olhar para os sinais de alerta. Para tanto, materiais que guiam a anamnese e o exame físico sobre os sinais do câncer infantojuvenil podem ser importantes aliados, com impacto positivo na melhor assistência à criança, bem como na identificação precoce de qualquer suspeita.

Objetivo

Desenvolver e validar uma cartilha educativa com orientações sobre os sinais e sintomas sugestivos do câncer infantojuvenil para profissionais da saúde.

Método

Pesquisa metodológica desenvolvida em três etapas: revisão da literatura; elaboração de cartilha e validação da cartilha por especialistas na área. Para consenso entre os especialistas, foi usada a técnica Delphi, com o nível de 80% e, para determinar concordância entre eles, o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de 0,8. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNICAMP (CAAE: 73880623.4.0000.5404).

Resultados

Na revisão da literatura foram incluídos artigos científicos, manuais e protocolos do ministério da saúde e de instituições de cuidado à criança com câncer. Em seguida, foi elaborado o conteúdo e designer das imagens da cartilha denominada “Sinais e sintomas do câncer infantojuvenil: como direcionar a anamnese e o exame físico?” totalizando 27 páginas. A cartilha é dividida em dezesseis tópicos, cada um apresentando informações sobre como direcionar a anamnese e o exame físico na criança e no adolecsnete, utilizando também imagens desenvolvidas especificamente para o sinal ou sintoma informado. A validação do material está sendo realizada com especialistas da área por meio de um formulário de identificação e um instrumento específico e validado para avaliar o conteúdo e aparência de materiais educativos.

Conclusão

As cartilhas educativas são práticas e eficazes no compartilhamento de informações aos profissionais de saúde acerca dos sinais de alerta do câncer infantojuvenil e da forma de conduzir um caso suspeito. A validação da cartilha por experts na área proporciona qualidade e confiabilidade para ser anexada à prática clínica. Vale ressaltar a necessidade de capacitação e discussão acerca do material e do assunto abordado.

Área

Adolescentes e Adultos jovens

Categoria

Categoria Enfermagem

Autores

Yanni Rízia Souza Amorim, Daniela Doulavince Amador