WhatsApp
2° Congresso Internacional do GRAACC

Dados do Trabalho


Título

Implementação de Setor de Navegação em Enfermagem para pacientes portadores de leucemias em hospital de oncologia infantojuvenil

Introdução

A proposta de implementação de um programa de navegação para atender crianças e jovens que enfrentam leucemias, tendo como referência a figura do enfermeiro foi muito positiva, visto possibilidade de fornecer informações a respeito dos tratamentos, o que implica na cooperação entre binômio paciente-família e equipe multidisciplinar, além da integralidade dos cuidados ofertados, com ênfase nas particularidades e subjetividade do paciente.

Objetivo

Relatar a implementação do setor de navegação em enfermagem para pacientes em tratamentos de leucemias durante infância e adolescência.

Método

Trata-se de um relato de caso sobre a implementação do setor de Navegação em Enfermagem para pacientes portadores de leucemias durante infância e adolescência, em instituição de referência em oncologia pediátrica.

Resultados

A navegação em enfermagem para leucemias consiste, no momento inicial, em apresentar o setor de suporte e primeiramente conhecer as possíveis necessidades especiais daquele caso. Neste momento é realizada coleta de dados sobre histórico de moradia e de saúde, verificação do nível de compreensão dos responsáveis acerca das informações recebidas até então e acolhimento dos sentimentos, tais como: culpa, autorresponsabilização, medo da morte, tristeza e desesperança, por fim, esclarecimento sobre o protocolo terapêutico, com foco na fase atual. Na instituição em questão, são utilizados os seguintes protocolos terapêuticos: BFM 2009, GBTLI 2021, GELMAI, CLEHOP, INTERFANT, com possível acréscimo de outros conforme a resposta terapêutica. Cabe ao enfermeiro navegador acompanhar o protocolo vigente, para garantir: cumprimento de datas previstas, administração segura de quimioterápicos, organização de prontuários, aplicação de termos e esclarecimentos acerca de pesquisa clínicas, por fim, a integração da equipe multidisciplinar para acolhimento de demandas que vão muito além da clínica. A parceria entre enfermeiro navegador e equipe oncologista é fundamental para êxito do setor, com evidência de integração para suporte de dúvidas e esclarecimentos acerca do protocolo terapêutico.

Conclusão

O enfermeiro navegador forma o elo entre equipe multidisciplinar e o binômio paciente-família, de forma a promover cuidados voltados para as particularidades em questão, promover suporte durante toda jornada, garantir sucesso no tratamento e desenvolvimento integral de crianças e jovens.

Área

Enfermagem

Categoria

Categoria Enfermagem

Autores

Tainá Custódio da Silva, Eliane dos Santos Francelino