WhatsApp
2° Congresso Internacional do GRAACC

Dados do Trabalho


Título

A importância da abordagem odontológica em paciente com Leucemia Burkitt - Relato de caso

Apresentação do caso

Paciente do sexo masculino, 16 anos de idade e proveniente de Goiânia, sem antecedentes prévios. Apresentava hemorragia conjuntival bilateral, com edema bipalpebral bilateral, além de linfonodos palpáveis na região axilar, menores que 0,5cm. Como queixa principal apresentou dor articular há mais de 50 dias, além de febre persistente por 2 dias e dor articular por todo o corpo, em seguida iniciou com parestesia na região da mandíbula e lábio inferior, além de redução da acuidade visual. Com a piora dos sintomas, foi realizado um mielograma, constatando 84% de invasão de blastos na medula óssea e diagnóstico de Leucemia Burkitt. Apresentava bom estado de saúde bucal e relatou o uso de aparelho fixo ortodôntico anteriormente. Durante o tratamento quimioterápico, de acordo com protocolo institucional, recebeu fotobiomodulação profilática nos ciclos que apresentavam o quimioterápico metotrexato (MTX). No entanto, desenvolveu mucosite grau 4 (OMS), dificultando as atividades cotidianas e a aceitação de dieta oral, evoluindo com necrose em lábio inferior, necessitando de fotobiomodulação terapêutica e analgésica, bem como o uso de anestésicos tópicos.

Discussão

Como observado na literatura, o Linfoma e a Leucemia Burkitt podem acometer os ossos gnáticos, com predominância na região da maxila, e causar manifestações orais, como aumento do volume facial, proptose, dor, sensibilidade, parestesia e notável mobilidade de elementos dentários devido ao aumento da massa tumoral. A terapia curativa proposta para tal neoplasia é um tratamento quimioterápico intensivo, no qual se faz uso de quimioterápicos em altas doses, como, por exemplo, a Ciclofosfamida, Metotrexato, Etoposídeo e Doxorrubicina. A associação destas medicações, sua dose e tempo de infusão, levam a graus diversos de mucosite e imunossupressão, com diversas infecções oportunistas , tornando mais árduo o tratamento, com sinais álgicos e lesões, com consequente desnutrição.

Comentários Finais

Este relato de caso destaca a importância vital da integração da equipe odontológica na abordagem multiprofissional da oncologia pediátrica. Inicialmente, o paciente apresentava um bom estado de saúde bucal, dispensando intervenções prévias. Contudo, ao longo do tratamento, tornou-se crucial a intervenção odontológica, realizada com sucesso devido à colaboração da equipe.

Área

Terapia de suporte

Categoria

Categoria Multiprofissional

Autores

Júlia Castilha Buzetto, Vanessa Coronato Nogueira Constantino, Geovana Martins Lopes, Lilian Jesus Neves, Fábio Luiz Coracin, Ana Rosa Silveira Costa, Karina Silva Moreira Macari