WhatsApp
2° Congresso Internacional do GRAACC

Dados do Trabalho


Título

DESAFIOS ÉTICOS NA TOMADA DE DECISÃO FAMILIAR SOBRE O TRANSPLANTE DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICAS (TCTH) EM ONCOLOGIA PEDIÁTRICA: REVISÃO INTEGRATIVA

Introdução

O Transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) é um procedimento terapêutico complexo, associado à alta morbimortalidade e apesar da capacidade de sucesso terapêutico pode gerar impactos para a família durante as etapas de tomada de decisão terapêutica por inúmeros desafios éticos relacionados à alta sua complexidade. Nesse contexto, emerge a necessidade da participação e centralidade do papel da família no processo de tomada de decisão acerca das preferências sobre os cuidados e a escolha do doador.

Objetivo

Este estudo teve como objetivo evidenciar a produção científica sobre os desafios vivenciados pelos familiares de crianças com câncer relacionado ao processo de tomada de decisão no contexto do Transplante de Células-tronco Hematopoiéticas (TCTH).

Método

Tratou-se de uma revisão integrativa, pautada nos critérios estabelecidos pelo PRISMA em conformidade com estratégia PICo (P= familiares de crianças, I= desafios na tomada de decisão, C=Transplante de Células-tronco Hematopoiéticas (TCTH). Considerou-se as bases de dados eletrônicas e biblioteca virtual: CINAHL, Scopus, MEDLINE, PubMed, Web of Science e BVS. A escolha dos termos de interesse foi validada no Mesh/PubMed e seus respectivos sinônimos no DeCS. Os critérios de inclusão foram: artigos originais, disponíveis na íntegra, em qualquer idioma e relacionados ao objeto de pesquisa e os de exclusão: revisões, relatos de experiência e estudos de caso.

Resultados

A busca resultou no retorno de 183 publicações no total, das quais 15 foram encontrados na BVS, 57 no PubMed, 8 no CINAHL, Web of Science 39 e 64 no Scopus. De todas estas publicações, 43 estavam duplicadas, restando 140 estudos. Foram selecionados 12 estudos para realização da leitura na íntegra. Estudos apontam os desafios tangentes à saúde mental dos cuidadores e familiares, representando sobrecargas e sofrimentos, sobretudo em contextos de fim de vida. Durante a tomada de decisão familiar, prioriza-se atender às necessidades da criança no TCTH, incluindo desdobramentos éticos relacionados ao envolvimento familiar.

Conclusão

A centralidade da família dentro do processo decisório é fundamental uma vez que evidencia os valores e preferências e posicionamentos dos familiares que devem ser acolhidos de forma eticamente competente. As melhores decisões são baseadas na somatória de diferentes percepções, valores e crenças dos diferentes atores envolvidos que se somam e advogam em benefício do melhor para a criança.

Área

Transplante de células tronco hematopoiéticas

Categoria

Categoria Enfermagem

Autores

Natalia Alves, Maiara Rodrigues dos SANTOS, Regina Szylit, Lucas Thiago Pereira da Silva, Ana Carolina Reis di Gregório, Cibele Valva Saraiva, Pedro Lucas de Lima