WhatsApp
2° Congresso Internacional do GRAACC

Dados do Trabalho


Título

DESAFIOS DO ITINERÁRIO TERAPÊUTICO DE ADOLESCENTES COM CÂNCER

Introdução

A incidência de câncer em adolescentes vem se destacando em nível nacional e global, sendo as barreiras para o acesso ao diagnóstico e o tratamento tardio os fatores mais discutidos no âmbito social. Destarte, torna-se relevante o conhecimento sobre o itinerário terapêutico (IT) percorrido pelos adolescentes com câncer, desde a suspeição, diagnóstico, até início do seu tratamento, evidenciando-se os desafios encontrados neste percurso, bem como as práticas formais e informais envolvidas na busca pelo cuidado no sistema público de saúde.

Objetivo

Descrever o itinerário terapêutico de adolescentes diagnosticados com câncer, no sistema de saúde público, considerando todas as práticas formais e informais implicadas na busca pelo cuidado.

Método

Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória, de abordagem qualitativa. Participaram 20 adolescentes com câncer, de 12 a 18 anos , e seus familiares (CAAE n° 68691423.9.3001.5274), matriculados em uma unidade de referência oncológica do RJ, através de uma coleta de dados mediada por uma entrevista com roteiro semiestruturado. As entrevistas foram gravadas através de um aplicativo de voz telefônico e autorizada, previamente, pela assinatura do TCLE e TA. A análise qualitativa dos dados, em andamento, realizar-se-á pelo software webQDA, com geração de categorias analíticas.

Resultados

Preliminarmente, o osteossarcoma e a leucemia foram os diagnósticos que se destacaram na amostra, entrevistando-se, majoritariamente, adolescentes internados em vigência de protocolos quimioterápicos extensos e em condições clínicas reservadas; diagnósticos tardios, por peregrinação no sistema de saúde público, associado ao acesso à rede privada para agilizar o IT, bem como acionamento de uma rede informal para catalisar os fluxos tortuosos de atendimento, foram achados importantes. A falta de conhecimento sobre os cânceres que acometem este público, quiçá seus sinais e sintomas, foi expressivo em 100% dos entrevistados, bem como associação do quadro clínico com outras condições de saúde benignas, ao diagnóstico.

Conclusão

Como evidenciado, os IT conturbados acarretam jornadas penosas e diagnósticos tardios à população juvenil. A identificação das barreiras e desafios neste cenário contribui para popularização dessas informações, bem como seu compartilhamento com a sociedade, através da educação em saúde sobre o câncer na adolescência. Isto resulta em empoderamento social, fluxos mais resolutivos, detecção precoce e maior sobrevida.

Área

Adolescentes e Adultos jovens

Categoria

Categoria Enfermagem

Autores

SAMHIRA VIEIRA FRANCO DE SOUZA, MARCELLE MIRANDA DA SILVA, LARISSA BASTOS DO CARMO MOISÉS