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2° Congresso Internacional do GRAACC

Dados do Trabalho


Título

A CRIANÇA COM CÂNCER DURANTE TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO: ANÁLISE À LUZ DA TEORIA BIOECOLÓGICA DE BRONFENBRENNER

Introdução

A criança que adoece de câncer sofre com o diagnóstico e o tratamento e, aos poucos, atribui significados à essa nova vivência. Quando há necessidade de realizar tratamento em centros de referência distantes do seu lar, as instituições de saúde e seus profissionais passam a configurar seu novo contexto de vivência. Nesse processo, a criança e a família também precisam adaptar-se à nova realidade. Dessa forma, entende-se a necessidade de dar voz às experiências da criança, por meio de um ambiente que permita sua expressão e participação ativa.

Objetivo

Compreender a percepção de crianças, de sete a doze anos, com câncer, durante o tratamento quimioterápico, por intermédio de um jogo de tabuleiro.

Método

Estudo qualitativo, descritivo, fundamentado na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento de Urie Bronfenbrenner. Realizado com onze crianças em idade escolar, diagnosticadas com câncer e hospedadas em uma casa de apoio à criança com câncer de Campinas-SP. As entrevistas foram conduzidas por meio de um jogo de tabuleiro validado para crianças com câncer, seguido de entrevistas semiestruturadas analisadas por meio de análise de conteúdo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE: 59534722.8.0000.5404).

Resultados

Na percepção das crianças, a instituição de saúde, bem como a casa de apoio e os profissionais que as cuidam constituem-se novos microssistemas com os quais a criança se relaciona, e se vê inserida precisando compreender novas e difíceis informações. Concomitantemente, as crianças relatam entraves no processo da doença, relacionados à saudade de seus familiares e amigos, ao medo do diagnóstico e tratamento, o distanciamento do lar, da escola e de sua antiga rotina.

Conclusão

O processo de doença e hospitalização de uma criança com câncer, bem como o contexto no qual ela está inserida e as relações estabelecidas constituem-se como espaços permeados de desafios e oportunidades de desenvolvimento para a criança. Para tal, no cuidado à criança com câncer, é fundamental que o profissional da saúde esteja atento à importância dos vínculos para a criança, buscando estreitar essas relações com familiares e outras pessoas de suma importância. Além disso, proporcionar um ambiente acolhedor e comunicar-se numa linguagem adequada ao desenvolvimento da criança, permitirá compartilhar informações necessárias e que façam sentido no novo contexto em que a criança está inserida.

Área

Enfermagem

Categoria

Categoria Enfermagem

Autores

Ana Paula Fávaro Sant Ana, Daniela Doulavince Amador, Samara Macedo Cordeiro, Luciana Lione Melo