WhatsApp
2° Congresso Internacional do GRAACC

Dados do Trabalho


Título

CUIDADOS PALIATIVOS NA PROGRESSÃO DA DOENÇA DE HUNTINGTON: ABORDAGENS HOLÍSTICAS, UMA REVISÃO DE LITERATURA

Introdução

A Doença de Huntington (DH) é uma condição genética rara, autossômica dominante, caracterizada pela manifestação progressiva de sintomas motores, cognitivos e emocionais. Com uma expectativa média de vida de 10 a 20 anos após o início dos sintomas, a natureza degenerativa da DH impacta pacientes e familiares - os quais costumam desempenhar o papel de cuidadores. Nesse contexto, os cuidados paliativos (CP) emergem como uma abordagem sintomática de modo a melhorar a qualidade de vida dos pacientes, proporcionar dignidade na morte e oferecer suporte abrangente.

Objetivo

O presente estudo visa levantar, na literatura, o papel dos cuidados paliativos em pacientes com DH em relação à evolução da doença e abordagem dos sintomas.

Método

A metodologia consistiu na busca sistemática nas bases de dados Lilacs, ScienceDirect e PubMed. O período de análise abrangeu março de 2013 a março de 2023. Palavras-chave: “Doença de Huntington”, “Cuidados paliativos” e “Qualidade de vida”.

Resultados

Os resultados obtidos após a análise de 26 artigos revelaram que a prática precoce dos CP desempenham um papel significativo na abordagem da DH. Além de proporcionar uma melhoria na qualidade de vida dos pacientes, os estudos evidenciaram a capacidade de retardar a evolução dos sintomas intrínsecos da doença, como coreia, bradicinesia, irritabilidade e apatia. Essas pesquisas avaliaram a integralidade dos CP, que não somente aliviam o sofrimento físico, mas também consideraram os aspectos sociais, espirituais e emocionais (como ansiedade, depressão e distúrbios do sono) que permeiam a vivência do paciente. Nesse cenário, vale ressaltar a importância da equipe multiprofissional no cuidado, a qual busca acolher e dar o suporte aos desafios da DH. Isso garante uma abordagem mais personalizada e sensível às necessidades do enfermo.

Conclusão

O presente levantamento de estudos ressalta a relevância dos CP na DH. Por meio da gestão dos sintomas, utilizando antipsicóticos, antidepressivos, botox, baclofeno, ansiolíticos e hipnóticos, somados ao apoio emocional, planejamento avançado de cuidados e assistência às famílias. Os CP concomitante a abordagem holística são uma estratégia para promover a dignidade e o bem-estar dos pacientes e cuidadores. Portanto, investimentos e pesquisas na área dos CP são essenciais para aprimorar a qualidade desses cuidados, além da capacitação dos profissionais da saúde ser essencial.

Área

Cuidados Paliativos

Categoria

Categoria Médico

Autores

Maria Victória Piccoli, Eduarda Vantroba, Ana Paula Mello, Caique de Souza Bridi