WhatsApp
2° Congresso Internacional do GRAACC

Dados do Trabalho


Título

O Itinerário Terapêutico Informal de Adolescentes com Câncer

Introdução

O câncer na adolescência está na pauta de importantes discussões em dimensão global. O diagnóstico precoce e o manejo adequado da doença aumentam a chance de cura e diminuem os custos no tratamento. A agilidade e assertividade nos diagnósticos relacionam-se com o itinerário terapêutico, que pode estar baseado na cultura, e conectar planos de ações que vão além do cuidado profissional.

Objetivo

Identificar planos de ações de adolescentes com câncer e seus familiares que envolvem o itinerário terapêutico informal.

Método

Estudo qualitativo e descritivo, desenvolvido em uma unidade de saúde referência em oncologia no Rio de Janeiro, Brasil. Participaram adolescentes de idades entre 12 e 18 anos e seus familiares. Aplicou-se a entrevista semiestruturada. A análise está sendo conduzida de acordo com as etapas da análise de conteúdo temática. O projeto foi aprovado pelo CEP (CAAE nº 68691423.9.3001.5274).

Resultados

Foram entrevistados 20 adolescentes acompanhados de seus familiares. Das 12 entrevistas transcritas até o momento, os adolescentes relataram acessar rituais religiosos que tornam o processo de cuidado mais leve, sendo a religião evangélica a mais prevalente. Foram citadas mediações de líderes religiosos que facilitaram o itinerário formal no sistema de saúde para os diagnósticos, como no caso de exames agilizados pelo conhecimento de terceiros, e oportunizados a partir da interação entre família-adolescente e membros do templo religioso.

Conclusão

Os dados ratificam a importância da religiosidade para o itinerário terapêutico, pois além de intermediar o acesso ao sistema de saúde formal, pode ser uma estratégia de enfrentamento para conforto, esperança e acolhimento. Dessa forma, conhecer os recursos da religião como um plano de ação para o adolescente e seus familiares em busca de cuidado profissional diante da suspeita do câncer é importante para a educação em saúde, uma vez que cabe aos profissionais de saúde a disseminação de informação para educar a população, incluindo entidades, líderes religiosos e sociais.

Palavras-chave: Adolescente; neoplasias; itinerário terapêutico; enfermagem oncológica.

Área

Adolescentes e Adultos jovens

Categoria

Categoria Enfermagem

Autores

Larissa Bastos Moisés, Samhira Vieira Souza, Marcelle Miranda Silva