WhatsApp
2° Congresso Internacional do GRAACC

Dados do Trabalho


Título

TRANSPLANTE DE CÉLULAS TRONCO HEMATOPOIÉTICAS (TCTH) EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS TERAPÊUTICAS.

Apresentação do caso

Introdução: O Transtorno do Espectro do Autisma (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por níveis variáveis de comprometimento do comportamento social e da comunicação que podem ser observados logo nos primeiros meses de vida. O diagnóstico é geralmente melhor estabelecido entre os 18 meses e 3 anos de idade. Quatro crianças com TEA estabelecido já tinham sido transplantadas pela nossa equipe, mas uma quinta foi considerado o diagnóstico pela equipe de psicologia durante o TCTH. O objetivo deste relato de caso é aumentar a conscientização do TEA em crianças submetidas a TCTH, de modo a melhorar o diagnóstico e a oferecer intervenções terapêuticas específicas. Método: Avaliação psicológica e acompanhamento, oferecidos a todas as crianças e às suas famílias.

Discussão

Resultado: Um menino de 1 ano e 9 meses foi submetido a TCTH alogênico para tratamento de Síndrome Mielodisplásica (SMD). Devido à dificuldade em administrar os medicamentos e alimentação (só aceitava alimentos líquidos), a equipe de psicologia reavaliou o paciente, sugeriu a possibilidade de TEA e encaminhou-o para avaliação. A profilaxia da DECH foi adaptada para metotrexato IV semanal. O paciente apresentou dificuldades de comunicação, pouca interação social, interesses restritos, comportamentos repetitivos, ecolalia e uso excessivo de telas. Devido à perda de peso, foi reinserida uma sonda nasoenteral após a alta hospitalar, mais tarde substituída por uma gastrostomia (GTT). Gradualmente, o paciente desenvolveu uma aceitação parcial de alimentos sólidos, melhorou a interação social e adquiriu o controle do esfíncter urinário. Mais tarde, o paciente começou a frequentar escola e obteve ganhos no processo terapêutico do TEA. Dois outros pacientes com TEA melhoraram significativamente a socialização após o transplante mas, isso se deve às intervenções psicológicas ou a um possível efeito anti-inflamatório da terapia com células tronco (Dawson G, et al. A Phase II Randomized Clinical Trial of the Safety and Efficacy of Intravenous Umbilical Cord Blood Infusion for Treatment of Children with Autism Spectrum Disorder. J Pediatr. 2020;222:164-173.e5) continua a ser estudado.

Comentários Finais

Conclusão: Destacamos a importância do preparo dos profissionais para diagnosticar e manejar os cuidados com TEA durante o processo de TCTH. Esse continua sendo um grande desafio e vale ressaltar a importância da ampliação do conhecimento e da construção de ferramentas que possam auxiliar o processo de TCTH.

Área

Transplante de células tronco hematopoiéticas

Categoria

Categoria Multiprofissional

Autores

Adriane Silva Santos Ibanez, Cintia Monteiro Lustosa, Fernanda Alves Gomes Bastos, Vanessa Aparecida Nascimento Varjão, Camilla Margarida Maria Soares Sousa Parrode, Cristiane Menezes Vitoria Alferi, Olga Margareth Wanderley Oliveira Felix, Luciana Santos Domingues, Gustavo Zamperlini, Maria Gabriela Matos Alves Dias, Lais Lima Quintino, Roseane Vasconcelos Gouveia, Valéria Cortez Ginani, Fabiola Garcia Perruccio, Nathalia Gonçalves Rissardi, Adriana Seber