Dados do Trabalho
Título
Coorte de pacientes portadores de neuroblastoma de alto risco submetidos a Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas (TCTH) em Hospital do sul do país.
Introdução
O neuroblastoma é o terceiro câncer infantil mais comum. Apresenta mortalidade de 50% nos casos de alto risco, apesar do tratamento incluir quimioterapia, cirurgia, altas doses de quimioterapia com TCTH, radio e imunoterapia.
Objetivo
Avaliar a experiência no tratamento do neuroblastoma de alto risco após o TCTH, descrevendo o perfil epidemiológico, regimes de condicionamento, complicações e mortalidade.
Método
Estudo de coorte histórica. Foi realizada a coleta de dados de um hospital de oncologia pediátrica no sul do Brasil, com inclusão de 99 pacientes com neuroblastoma de alto risco que realizaram TCTH com idade entre 0 e 18 anos no período de 01/2004 a 02/2024. Foi utilizado o SPSS 18.
Resultados
A idade média ao diagnóstico foi de 42 meses, 61% era do sexo masculino e a localização mais frequente do tumor primário foi a adrenal (70%). Foi encontrada associação com óbito para metástase em medula óssea (x2=7,2; p=0,007), presente em 60%, e em ossos (x2=11,1; p
Conclusão
Os pacientes da análise fazem parte de um estudo multicêntrico em andamento. Os dados epidemiológicos e associações encontradas corroboram informações da literatura. Identificou-se que o tipo de condicionamento pode ter relação com tempo de enxertia. A avaliação do MYCN foi disponível em metade dos pacientes e apenas 9% receberam MIBG terapêutico, o que traduz a importância de disponibilizar estes procedimentos para todos pacientes e assim obter melhores desfechos.
Área
Transplante de células tronco hematopoiéticas
Categoria
Categoria Médico
Autores
Julia Cachafeiro Requia, Lauro José Gregianin, Gabriella Sityá Moojen da Silveira, Lais Pereira Lopes, Lucas Mariano Pinheiro, Helen Sabrina Grisostre, Julie Francine Cerutti Santos