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2° Congresso Internacional do GRAACC

Dados do Trabalho


Título

APRESENTAÇÃO DE ESTRATÉGIA LÚDICA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PREPARO PSICOLÓGICO PARA O TMO

Apresentação do caso

A vivência do adoecer e necessidade de hospitalização para realização do TMO na infância, provoca repercussões psicossociais importantes e intensas na vida da criança.

A falta de conhecimento e compreensão que a criança tem de sua doença e tratamento é um dos fatores importantes para a sua adaptação e melhor aceitação dos cuidados hospitalares, comprometendo a saúde mental de pacientes e acompanhantes.

Dessa forma, promover um preparo antes do início do tratamento no TMO para crianças e familiares pode trazer diversos benefícios como a compreensão do estado de saúde, a adesão ao tratamento, aprendizagem de comportamentos adaptativos, elaboração de sentimentos, além de facilitação de adaptação ao ambiente hospitalar

Esse trabalho objetiva apresentar a criação do enredo de duas histórias (“O Reino da Medula” e “Liga dos Campeões do TMO”) para crianças/adolescentes que serão submetidos ao TCTH Alogênico, como preparo psicológico para o enfrentamento do processo de tratamento e hospitalização.

Ressalta-se que o processo de compreensão das orientações e informações no pré-TMO depende de diferentes fatores como: habilidades cognitivas, individualidade, crenças, valores e contexto cultural internalizados.

A construção dos enredos se deu com base nas categorias propostas no estudo de Duarte e Mandetta (2022), que dividiu o conteúdo conforme as necessidades em diferentes categorias: definições, pré-TMO, TMO, pós-TMO e sinais de alerta. No entanto, foram retirados os conteúdos com maior especificidade e complexidade, de acordo com o nível de compreensão das crianças. O público selecionado foi de crianças a partir dos quatro anos de idade.

Discussão

O enredo das duas histórias aparece como estratégia que visa contribuir para o manejo de emoções diante da internação, a fim de proporcionar alívio e aceitação do tratamento, através da fantasia e imaginação.

Na contação de histórias, não apenas sendo ouvinte, a criança pode se colocar tanto como sujeito ativo e cooperativo diante do seu tratamento, mas também como sujeito que comunica e expressa seus sentimentos e dificuldades enfrentados no TCTH.

Comentários Finais

Dessa forma, ao informar a criança de forma lúdica, terapêutica e educativa, pode-se proporcionar melhor compreensão acerca do TCTH e melhorar a autogestão das emoções e do autocuidado.

Além disso, contribui para o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento e empoderamento da criança como sujeito ativo em seu processo de saúde-doença.

Área

Psicologia

Categoria

Categoria Multiprofissional

Autores

Vanessa Ayumi Uezono, Andreia Cascaes Cruz