WhatsApp
2° Congresso Internacional do GRAACC

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E CLÍNICO DE PACIENTES ATENDIDOS NA INTERNAÇÃO DE TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA DE UM HOSPITAL ONCOLÓGICO PEDIÁTRICO

Introdução

O transplante de células tronco hematopoiéticas (TCTH), é um tratamento clínico utilizado para diferentes doenças hematológicas oncológicas e não oncológicas, assim como para alguns tumores sólidos. Consiste na infusão de células da medula óssea, que podem ser provenientes do próprio paciente ou de um doador externo, respectivamente chamados de transplante autólogo e alogênico.

Objetivo

Descrever o perfil clínico e epidemiológico dos pacientes internados para realização de TCTH em um hospital oncológico pediátrico.

Método

Estudo descritivo, realizado com base no relatório dos pacientes internados no ano de 2023, no setor de TCTH de um hospital oncológico pediátrico, localizado no Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu em abril de 2024 e os dados foram organizados em uma planilha do excel. A análise dos dados ocorreu por meio de estatística simples, apresentados como número absoluto e percentual.

Resultados

No ano de 2023 aconteceram 44 transplantes, sendo 12 do sexo feminino (27,28%) e 32 do sexo masculino (72,72%), com intervalo de idade entre 1 a 18 anos (média de 10 anos), sendo que a maior parte dos pacientes possuíam idade de 18 anos (14,29%). Referente aos tipos de transplante realizados, 8 deles foram autólogos (18,19%) e 36 alogênicos (81,81%), dentro desta categoria, 2 deles foram de doadores aparentados (5,56%), 8 doadores não aparentados (22,22%) e 26 haploidênticos (72,22%). Destes transplantes realizados, 19 foram por meio de operadoras de saúde (43,19%), 0 particulares (0%) e 25 pelo Sistema Único de Saúde (56,81%). Dentre os diagnósticos clínicos dos pacientes internados para TCTH, os mais incidentes foram os diagnosticados com leucemia mielóide aguda 12 (27,28%), seguida de leucemia linfoblástica aguda 9 (20,45%), aplasia medular 8 (18,18%), neuroblastoma 5 (11,36%), linfoma de Hodgkin 4 (9,10%) e outros diagnósticos 7 (13,63%). Analisando os tumores mais incidentes por sexo, a leucemia mielóide aguda 9 pacientes do sexo masculino (20,45%) e no sexo feminino a aplasia de medula 4 (9,10%). Destes quarenta e quatro transplantes realizados, seis dos pacientes realizaram mais de um transplante por perca do enxerto ou falha medular.

Conclusão

É importante o conhecimento e acompanhamento do perfil clínico e epidemiológico destes pacientes para planejamento das ações e organização da instituição hospitalar, para o acolhimento e acompanhamento diferenciado, aumentando a eficácia das ações e intervenções realizadas.

Área

Transplante de células tronco hematopoiéticas

Categoria

Categoria Multiprofissional

Autores

Andressa Francielli Razoto Taborda, Livia Sanches Silva, Antonella Adriana Zanette, Ana Luiza Melo Rodrigues, Mariane Farherr Caleffi