WhatsApp
2° Congresso Internacional do GRAACC

Dados do Trabalho


Título

Construção de um material didático informativo para famílias: “Como cuidar de uma criança em quimioterapia?”.

Introdução

A promoção da literacia em saúde das famílias durante o tratamento quimioterápico é muito importante para a adesão e melhor condução dessa fase. Dessa forma, a existência de materiais educativos claros e acessíveis com uma linguagem centrada na família, tem sido um recurso para capacitar as famílias e oferecer um suporte eficaz para lidar com suas dúvidas e anseios advindos dessa fase.

Objetivo

Construção de um material educativo para adolescentes e suas famílias em quimioterapia.

Método

Estudo metodológico com o objetivo de desenvolver uma cartilha educativa intitulada: "Como cuidar de uma criança em quimioterapia?: um manual para a família".Para a construção foi realizado uma revisão abrangente da literatura nas bases de dados PubMed, Scielo e Lilacs, utilizando os descritores "cuidados de enfermagem", "quimioterapia", "crianças" “familia”. A seleção dos artigos considerou publicações dos últimos dez anos em português, inglês e espanhol. A análise dos dados permitiu identificar as principais necessidades e desafios enfrentados pelas famílias de crianças em tratamento quimioterápico. Com base nesses achados, elaborou-se o conteúdo da cartilha, que foi estruturado em linguagem clara e acessível, incluindo ilustrações explicativas. O material será submetido a validação de conteúdo.

Resultados

O manual apresenta uma carta inicial para a família, e contém informações sobre o que é, efeitos colaterais, cuidados com a pele, alimentação entre outros, bem como manejo frente às situações de perigo. O manual é ilustrado com os mascotes “Lala” e “Pepe” e os textos foram fundamentados em pressupostos do Cuidado Centrado na Família.

Conclusão

materiais didáticos informativos direcionados às famílias tem sido uma ferramenta tanto para combater a desinformação como promover acolhimento e reduzir a ansiedade gerada pelo processo de adoecimento. Além disso, as informações têm auxiliado no processo de resiliência e no empoderamento das famílias diante desse novo desafio.

Área

Enfermagem

Categoria

Categoria Enfermagem

Autores

Mateus Sackmann Silva, Yasmin Soares Carloni, Mariana Goes da Silva, Fernanda Ribeiro Baptista Marques de Almeida