WhatsApp
2° Congresso Internacional do GRAACC

Dados do Trabalho


Título

BRIGHTON PEDIATRIC EARLY WARNING SCORE BRASIL ADAPTADA PARA CRIANÇAS ONCOLÓGICAS: ANÁLISE DA CONFIABILIDADE POR ESPECIALISTAS

Introdução

Alterações nos dados vitais e estado geral do paciente durante a hospitalização podem ser sinais preditores de deterioração clínica, se não monitorado, detectado e tratado em tempo hábil, podem refletir em risco iminente de morbimortalidade precoce. Para tanto, o monitoramento se faz primordial e o uso de escalas podem contribuir sistematicamente para avaliação a tempo oportuno e reduzir as possíveis complicações que, por conseguinte, aumentam o tempo de internação e os custos.

Objetivo

Adaptar a escala Brighton Paediatric Early Warning Score (BPEWS-BR) para crianças oncológicas.

Método

Estudo do tipo metodológico realizado de maio a setembro de 2022, para a inclusão dos itens para detectar precocemente a deterioração clínica em crianças oncológicas sendo: sinais de sangramento, alterações na temperatura e presença de mucosite graus III ou IV. Foram selecionados juízes/especialistas da área e a avaliação da escala com os novos itens para criança oncológica e para estimar a confiabilidade interjuizes/especialistas aplicado o Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI) por meio do Alfa de Cronbach, considerou-se o valor mínimo de CCI ≥0,75.

Resultados

Participaram da avaliação do BPWS-BR adaptado para crianças oncológicas 36 juízes/especialistas, sendo 86,1% enfermeiros e 13,9% médicos. A região do país com maior frequência nas respostas foi a sul (83,3%), seguida da região sudeste (13,9%) e nordeste (2,8%). O grau de concordância interjuizes/especialistas do CCI totalizou 0,823. A versão enviada do BPWS-BR adaptado para crianças oncológicas para os juízes/especialistas contava com um escore de 18 pontos e, após as sugestões, a versão final passou para um escore de 20 pontos. Quanto à avaliação (0 a 10) dos experts sobre a importância da escala BPEWS-BR versão para oncologia pediátrica para a prática clínica nas unidades pediátricas oncológicas, obteve-se uma média 9,36.

Conclusão

O grau de concordância interjuízes/especialistas foi superior a >0,800 quanto ao conteúdo, a relevância teórica e a aplicação prática do BPWS-BR adaptado para crianças oncológicas para detectar precocemente a deterioração clínica.

Área

Enfermagem

Categoria

Categoria Enfermagem

Autores

Gabrielle Silva Santos, Nataly Tsumura Inocêncio Soares, Marcos Hirata Soares, Rosângela Aparecida Pimenta