WhatsApp
2° Congresso Internacional do GRAACC

Dados do Trabalho


Título

Panorama clínico-epidemiológico dos pacientes pediátricos incluídos no Protocolo Latino-Americano para Tratamento de Sarcoma de Ewing por um hospital de referência em oncologia pediátrica no Sul do Brasil

Introdução

Os Sarcomas de Ewing (SE) compreendem um grupo de neoplasias ósseas e de partes moles, compostas por células pequenas e redondas, que afetam principalmente adolescentes.

Objetivo

Caracterizar os pacientes pediátricos incluídos no Protocolo Latino-Americano para Tratamento de SE por um hospital de referência no RS bem como a evolução de suas doenças e a assistência prestada.

Método

Análise descritiva quantitativa dos dados demográficos e clínicos de 24 participantes com idade inferior a 18 anos no momento de inclusão no estudo.

Resultados

A idade média foi de 11,6 anos, predominando o sexo masculino (66,7%) e a etnia branca (91,7%). Quinze apresentavam doença localizada e 9 metastática, 12 tinham tumor primário em osso, 5 em partes moles e 7 em ambos, sendo que a maioria se localizava em extremidades (54,2%) e tinha dimensão >8cm (75%). O principal sítio de metástase foi o pulmão (57,1%). Vinte e três participantes concluíram a quimioterapia (QT) de indução (6 cursos alternados de VCR+Adria+CTX e IFO+VP) e 1 paciente evoluiu a óbito devido à toxicidade. Cirurgia do tumor primário foi realizada em 58,3% dos participantes, 64,3% dessas com reconstrução (77,8% auto/aloenxerto), e somente 1 realizou cirurgia da metástase, a qual constituiu de ressecção completa. Oito realizaram radioterapia (RT) pós-indução no tumor primário, sendo o principal motivo a não-ressecção do tumor, e 3 nas metástases, 2 devido à não-ressecção do tumor e 1 à presença de doença residual microscópica. Nenhum realizou RT emergencial nem interrupção das RT definitivas. Dezenove completaram a QT de consolidação (8 cursos dos mesmos quimioterápicos), dos quais 84,2% em remissão completa, 2 tiveram progressão seguida de óbito nessa fase e 2 não concluíram o protocolo por outros motivos. Além disso, durante a indução e consolidação houve a necessidade de 12 e 31 transfusões de plaquetas e 52 e 63 de hemácias, respectivamente. Após a consolidação, ocorreu uma recaída que não evoluiu a óbito e outros 12 participantes receberam QT metronômica com VLB+CTX, dos quais 4 progrediram/recaíram evoluindo a óbito.

Conclusão

As características epidemiológicas foram similares às da literatura. Os pacientes toleraram bem a QT. A modalidade de tratamento local mais utilizada foi a cirurgia, principalmente conservadora, e a RT foi mais indicada para tratamento adjuvante das metástases. Apesar do pequeno número de indivíduos, que reflete a raridade desta neoplasia, foi possível obter resultados semelhantes aos de outros grandes grupos.

Área

Tumores sólidos

Categoria

Categoria Médico

Autores

Gabriella Sityá Moojen da Silveira, Lauro José Gregianin, André Tesainer Brunetto, Julie Francine Cerutti Santos Pestilho