WhatsApp
2° Congresso Internacional do GRAACC

Dados do Trabalho


Título

O USO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO NO PREPARO DO TODDLER PARA TOMOGRAFIA SEM SEDAÇÃO

Introdução

Tanto para a fase de diagnóstico quanto durante o tratamento do câncer infanto-juvenil, a realização de exames são frequentes no cotidiano do paciente e da família. A tomografia é um desses exames necessários muitas vezes para dimensionar o tumor. Porém, quanto menor a criança maior a dificuldade em manter seu posicionamento, como também evitar seus sentimentos negativos como medo e choro frente aos equipamentos, sendo indicado o uso de sedação para a garantir um resultado e laudo efetivo, apesar dos riscos dos fármacos. Dito isso, o Brinquedo Terapêutico tem sido uma uma ferramenta importante para a preparação da criança para a tomografia sem a sedação.

Objetivo

Relatar a experiência da aplicação do Brinquedo Terapêutico na preparação de um toddler para a tomografia sem sedação durante o tratamento radioterápico.

Método

Relato de experiência. Foi realizada a aplicação do Brinquedo Terapêutico em um serviço de radioterapia em um hospital para tomografia. A atividade durou em média 30 minutos, participaram duas acadêmicas de enfermagem, duas profissionais do serviço, o paciente de três anos e seu pai. Foram confeccionados brinquedos que mimetizam os equipamentos, um roteiro com as etapas do exame foi apresentado e repetido segundo a solicitação da criança.

Resultados

A estratégia utilizada, apresentou um resultado satisfatório, que foi percebida pelo familiar como dinâmica e interativa. A criança conseguiu entender o procedimento e expressar suas emoções, negativas, sentidas durante o procedimento. Durante a preparação,enfatizou-se a importância de se manter imável, o que tornou desnecessária a utilização de sedação para o exame. Ao fim da atividade, tanto profissionais quanto o familiar, afirmaram a influência positiva da ferramenta e defenderam sua realização para demais procedimentos. Apesar do tempo necessário para aplicação, foram identificados pontos positivos como: o baixo custo de implementação, o manejo de emoções, o aumento da segurança do paciente e a redução de custos e recursos humano.

Conclusão

A utilização do Brinquedo Terapêutico para preparar crianças para a tomografia sem sedação, apontou como uma alternativa viável para a realização do exame sem prejuízo para elaboração do resultado/laudo podendo ser uma estratégia eficaz para ser utilizada em serviços de imagem.

Área

Enfermagem

Categoria

Categoria Enfermagem

Autores

DANIELA ANTUNES Arruda, Izabela Silva Pael Barros, Fernanda Ribeiro Baptista Marques Almeida