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2° Congresso Internacional do GRAACC

Dados do Trabalho


Título

O Reconhecimento de Sinais e Sintomas do Câncer Infantojuvenil pela comunidade universitária utilizando a gamificação

Introdução

O reconhecimento dos sinais e sintomas comuns ao câncer infanto-juvenil precocemente auxilia no aumento das taxas de sobrevida. São poucos os cursos que enfatizam essa temática durante a graduação, assim ações de extensão tem sido uma importante estratégia para aquisição de novos conhecimentos. Nesse sentido, optou-se por utilizar a gamificação para favorecer uma aprendizagem significativa para a conscientização da detecção precoce do câncer.

Objetivo

Relatar a experiência da aplicação do jogo da memória, como ferramenta para reconhecimento de sinais e sintomas do câncer infantojuvenil em um evento da comunidade acadêmica.

Método

Relato de experiência. O jogo da memória intitulado “Lala e Pepe estão doentes, o que pode ser ?”, consiste em peças iguais, ilustradas que representam os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. A gamificação foi realizada em um stand para conscientização do câncer infanto juvenil que integrava um evento para promoção de saúde da comunidade acadêmica no campus universitário. Participaram dois profissionais da saúde e 47 discentes. Foram realizadas rodadas em duplas, com duração média de 6 minutos, após o encontro dos pares, era solicitado a leitura em voz alta do sinal ou sintoma encontrado, bem como conversado sobre ele.

Resultados

O jogo foi amplamente acolhido pelos participantes envolvidos, os quais reforçaram o caráter dinâmico e comunicativo. Foi discutida a importância da ampliação de informações acerca do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil entre os participantes, os quais por meio da dinâmica, puderam reconhecer sinais e sintomas então desconhecidos e solucionar dúvidas levantadas sobre o assunto ao longo das rodadas. Antes de iniciar, muitos relataram desconhecimento sobre o assunto e apresentaram confusões entre os sinais e sintomas e efeitos colaterais do tratamento.

Conclusão

A gamificação se mostrou uma ferramenta útil para a divulgação dos sinais e sintomas do câncer infantil, a ação ao ser realizada para toda a comunidade universitária favoreceu a disseminação do conteúdo abordado a outras áreas do conhecimento, de forma a contribuir para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

Área

Adolescentes e Adultos jovens

Categoria

Categoria Enfermagem

Autores

João Lucas Alexandre de Souza, Daniela Antunes Arruda, Gabrielle Ferreira da Silva , Gabrielle Iolita de Abreu Calheiros da Costa, Fernanda Ribeiro Baptista Marques de Almeida