Dados do Trabalho
Título
Tipos de desinfetantes e sua eficiência na higienização de brinquedos: uma revisão integrativa para garantir o brincar em pacientes imunossuprimidos
Introdução
A descontaminação de brinquedos é extrema importância no controle de infecções hospitalares para manter garantido, durante a internação direito da criança ao brincar, coferindo segurança e prevenindo possíveis contaminações por microrganismos, principalmente quando apresenta-se imunossuprimida. Nesse sentido, faz-se necessário um levantamento na literatura para mapear os estudos e verificar a eficácia dos mesmos no controle de microorganismos.
Objetivo
Identificar na literatura os saneantes utilizados para a desinfecção de brinquedos e sua eficácia no controle de microorganismos.
Método
Trata-se de uma revisão de escopo. Para a busca, foi estabelecida uma questão base na questão norteadora: “Quais são os saneantes usados na desinfecção de brinquedos para o controle de fungos e bactérias?”, formulada utilizando-se a estratégia PVO, com os descritores “Jogos e Brinquedos”, “Fungos”, “Assepsia” “Play and Playthings”, “Bacteria”, “Fungi”, “Assepsis”, “Recreation”, “Bacterial Count”, “Asepsis” e “Disinfection”. Utilizou-se as bases de dados (PubMed, Scielo, EMBASE, Biblioteca Virtual em Saúde e SCOPUS), adotando-se critérios de inclusão artigos completos disponíveis na íntegra nas bases de dados e artigos que abordaram sobre a desinfecção de brinquedos, protocolos sobre desinfecção de brinquedos e literatura cinzenta. Excluíram-se artigos que não foram finalizados, artigos que não abordaram aspectos de desinfecção de brinquedos e artigos duplicados, os quais seriam considerados apenas uma vez. Após a seleção dos artigos, os resultados foram sumarizados.
Resultados
Foram selecionados 6 estudos, todos internacionais, com nível de evidência 1A e 2B. Dentre saneantes utilizados, 1 estudo apontou para o uso de hipoclorito de sódio, 5 estudos peróxido de hidrogênio, 1 ácido peracético, 1 detergente hipoalergênico, 2 ácido hipocloroso, 1 clorexidina e 1 quaternário de amônia. Encontrou-se que a combinação de uma ou mais dessas substâncias torna-os mais efetivos para o controle microbiano, potencializando seu efeito asséptico, devido a seu mecanismo de ação.
Conclusão
Os achados dessa pesquisa poderão auxiliar na escolha dos saneantes para a desinfecção de brinquedos, que sejam mais efetivos no combate aos microorganismos patogênicos, promovendo o brincar em ambiente hospitalar de forma segura aos pacientes.
Área
Enfermagem
Categoria
Categoria Enfermagem
Autores
João Lucas Alexandre de Souza, Daniela Antunes de Arruda, Fernanda Ribeiro Baptista Marques de Almeida